Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de abril de 2022

A PRIMEIRA CAPELA DO ARRAIAL DO TIJUCO (DIAMANTINA)

 A PRIMEIRA CAPELA DO TIJUCO " -


 Aos três de janeiros  do ano de 1709, finca-se o primeiro esteio da Capelinha dedicada a Santo Antonio de Lisboa no Cemitério do Burgalhau. Fizeram-na os portugueses e paulistas Manoel Vieira Tourinho, José Antonio da Cruz, Tomás Ribeiro Mourão, Joaquim Teixeira Meneses e Pedro Vieira de Faria. A Imagem veio de Portugal  e ainda existe no Palácio  Arquiepiscopal.  A coberta e as paredes eram de palmeiras de coqueiros.

Foto imagem da Serra de Diamantina ao Amanhecer- foto: Erick                                 


3 de janeiro de 1709—Finca-se o primeiro esteio da Capelinha de Santo  Antônio de Lisboa no Cemitério do Burgalhau. Fizeram-na os portugueses e paulistas Manoel Vieira Tourinho; José Antônio da Cruz; Tomás Ribeiro Mourão; Joaquim Teixeira de Menezes; Pedro Vieira de Faria. A coberta e as paredes eram .de palmas de coqueiros, de palmito ....

Janeiro de  1715—Uma densa nuvem de gafanhotos passou no espaço por cima do povoado do Tejuco fazendo barulho como se fossem matracas. A maioria da população foi á capela do Burgalhau pedir a proteção ao padroeiro Santo Antônio; as mulheres e as crianças clamavam e choravam pensando ser o fim do mundo; o padre foi lá também, rezou e acalmou a população assustada.

 (De notas coligidas por José Henrique e Pio Nascimento)

Um pouco da nossa História, Voz de Diamantina, pág.2, 1 de março de 1970, nº 18.

Nenhum comentário: