Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Crendices populares


Segundo o sr. Osvaldo Eulálio Lopes, morador do Bairro da Palha, algumas simpatias - "Para íngua. - Você chega na porta e diz íngua, esta porta tem três tábuas, no lugar que estiver a íngua você bate na porta e diz: - Uma , duas e três.
- Para Cobreiro - Fala-se : Cobra, aranha e sapo. Pegar uma folha e pergunta: - Cobreiro o quê te corta?
Corta a cabeça, corta o meio e corta o rabo - por três vezes  e depois "põem" a folha para secar.
- Para verruga - Corta a verruga e passa sal em cruz três vezes sem "esparramar" o sangue e joga no fogo.
- Também tem com a "Fruta de Lobo" - Corta a fruta do lobo em cruz e passa no lugar da verruga e "encaixa" ela no mesmo lugar que você cortou e quando ela cair a verruga também desaparece.
                               
                                                      Imagem da Internet


Raízes
 "Infalível" - Conhecida como Canguçu - Dizem que não pode ser chamada de Canguçu, tem que ser chamada de Infalível, porque existem três qualidades de Canguçu: O Canguçu Preto, Amarelo e Branco. O Amarelo mata o veneno do preto e o branco mata o veneno do amarelo, na verdade apenas o branco é remédio, ele serve como depurativo do sangue.
Raiz de Carqueja - Serve para reumatismo.
Raiz Unha Danta - Serve para dor de cabeça.
Raiz de Caraíba - Serve para vermes.
Raiz Baba Timão - "Corativa" de ferida.
Amora Branca - Cura dor de dente.
São "Caitano" Para dor de barriga.
Trevinho - Também é para dor de barriga.
Boldo - Para dor de barriga, dor de cabeça e estômago.
Salsa Parreira - Depurativo do sangue, fervida inteira.
Folha de "chuchu", de pitanga  e caninha - Serve para Pressão Alta.
Salsinha - Esta serve para dor de "cãibra".
Santa Maria - muito bom para vermes e machucado.
Cervejinha - Além de depurativo do sangue é bom para pedra na visícula.
Santa Marília - Serve para diarreia, dor de barriga e dor de cabeça".
Escrito por Valdinéia de Jesus Lopes  - 3º EJA - Escola Estadual Professora Gabriela Neves.
" Benzeção para Espinhela Caída
    Barquinho de Santa Maria arca minha espinhela que chegará no seu lugar.
    Barquinho de Santa Maria arca minha espinhela que chegará no seu lugar.
     Assim eu benzo assim eu curo com os poderes de Nossa Senhora chegará no seu lugar.
Três vezes, três dias  e depois de cada reza um Pai Nosso."
Vicente Espirito Santo Paulo - aluno 1ª EJA - Escola Estadual Professora Gabriela Neves - Palha 
  Para espantar inveja e mau olhado
Repete três vezes: " Com duas eu te vi
                               Com três eu encanto
                               em nome do Pai e do Espirito Santo"
    "Debaixo da língua, no mais fundo, está uma veia, cuja sangria serve para tirar a dor dos olhos, inchados da cara, dor de queixadas, fedor de narizes e comichões."
    "Para tirar qualquer bicho que tenha entrado no corpo: Quando o bicho ou cobra entra no corpo de alguma pessoa que estiver dormindo, o melhor remédio é tomar o fumo de solas de sapatos velhos, pela boca, por um funil, e o bicho sairá pela parte de baixo: é coisa experimentada."
    "Se quiserdes julgar da enfermidade, se será mortal ou de vida, tomeis a urina do enfermo e a mistureis com leite de mulher que crie varão, e se ambas estas coisas, assim o leite como a urina, se misturarem, será sina! de vida, porém, se não puderem se misturar e encorporar, será prognóstico de morte."
    Um fio de cabelo, guardado numa garrafa cheia de dágua, com o tempo, transforma-se em cobra; açúcar vira formiga; sapo morto, de barriga para o ar, faz cessar chuva; alecrim queimado espanta os capetas (os diabos); as frutas devem ser comidas, com preferência, de manhã, conforme o ditado: "Fruta, de manhã ouro; ao meio dia, prata; de noite, mata."
    A garricha roga praga ás crianças, fazendo-as apanhar na escola e atrapalha os negócios dos homens. Não admitia que se matasse o tico tico, "galinha de Nossa Senhora ". Um uivo de cachorro á noite é sinal de morte.  Picada de jaquiranaboia é morte certa e horrível em vinte e quatro horas; chá de arruda é um porrete para qualquer feitiço; Quando uma criança, batizada e não desmamada, antes de subir ao céu, passa pelo limbo, para vomitar o leite.  O tamanduá bandeira, quando encontra no mato uma pessoa, dá-lhe um abraço terrível, esmagando-lhe os miolos; É pecado pisar na planta comestível ora pro nobis porque tem na reza ; Espelho quebrado é mau agoura; Vassoura, de cabo para baixo, atrás da porta e sal na gordura quente fazem retirar-se as visitas indesejáveis; A cobra, antes de atravessar a nado um rio ou regato, deixa o veneno na folha do arbusto; Enlouquece a pessoa com cujos cabelos os pássaros façam ninho. É por este motivo pelo qual as negras enterram a carapinha cortada ou a escondem nas frinchas dos muros; Ao bocejar, deve-se fazer uma cruz na boca, para os capetas não entrarem; Quando nascem dois filhos gêmeos, para não morrer um deles, seus pais devem dar-lhes nomes invertidos (ex: Ernesto Antonio e Antonio Ernesto) e vestí-los sempre de roupas iguais; Assentando-se treze pessoas a uma mesa de jantar, uma delas morre dentro de uma ano; Todo devoto de Santa Rita de Cássia fica solteiro.
    Para curar qualquer queimadura, basta rezar esta oração: "Santa Sofia tinha três fia: uma fita, outra cosia, outra em fogo ardia"; Ao atravessar matos e florestas, a fim de evitar picadas de cobras deve-se recitar esta prece: "São Bento! Água benta! Jesus Cristo no altar! Arreda bicho, arreda cobra, deixa o filho de Deus passar!" ; Chifre de boi nas cercas faz prosperar a plantação; Ferradura achada é um talismã de felicidade; Quando tenho dor de cabeça, curo-me mergulhando a cabeça em água fria; Do Livro Os Jatobás de Ciro Arno.
     Benzeção para espinhela caída
    Segundo o sr. Vicente Espírito Santo Paulo -"Barquinho de Santa Maria arca minha espinhela (espinhela) chegará no seu lugar. Barquinho de Santa Maria arca minha espinhela que chegará no seu lugar. Assim eu benzo assim eu curo com os poderes de Nossa Senhora chegará no seu lugar três vezes três dias e depois de cada reza um Pai Nosso."




Nenhum comentário: