Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de abril de 2022

VISITA DO PRESIDENTE JOÃO PINHEIRO A DIAMANTINA EM 1907

 visita Presidencial

São esperada condignamente nesta cidade, no dia 6 de setembro próximo, os exons: srs. dr. João Pinheiro, digno Presidente do Estado, e dr. Manoel Thomaz de Carvalho Britto, não menos digno e operoso Secretário dos Negócios do Interior, no atual governo do Estado

O motivo principal da honrosa visita á nossa terra é assistir i instalação do Congresso das Municipalidades do Norte, que se realizará nesta cidade, no dia 7 de setembro, sendo, pois, a ocasião oportuna para s s. excs. conhecer de visu o que de mais notável possuímos no nosso desenvolvimento moral e material, bem como as necessidades urgentes desta zona do território mineiro.

S.s. excs. visitarão alguns dos estabelecimentos públicos locais, dentre os quais, por certo, figurão os hospitais de caridade e o modesto Recolhimento dos Pobres Inválidos, da Pia União do Pão de Santo Antônio, situado num dos mais aprazíveis e pitorescos bairros de Diamantina

Apesar de não termos sido considerados no programa dos festejos como fazendo parte, embora mínimo, da imprensa local, o "Pão de Santo Antônio" se fará representar na festiva recepção dos ilustres estilistas mineiro.

Pão de Santo Antônio, pág.2, nº 11, 6 de agosto, Diamantina-MG, 1907.

VISITA DO PRESIDENTE JOÃO PINHEIRO - fonte: Zé da Sé

conforme era esperado, chegou a esta cidade no dia 19 de setembro próximo, acompanhado do Secretário de Estado do Interior e interino das Finanças, exmo. sr. dr. Manoel Thomaz de Carvalho Britto, e de sua ilustre comitiva, o emérito mineiro dr. João Pinheiro da Silva, digníssimo Presidente do Estado

Em regozijo pelo feliz acontecimento, logo que foram conhecidas as primeiras notícias, da próxima chegada de ss. excs. a esta cidade, nota-se desusado movimento em todas as ruas centrais, sendo manifesto o contentamento popular.

As 6 horas da tarde, mais ou menos, apeou no largo D. João com sua ilustre comitiva, o exm. sr. dr. João Pinheiro da Silva que, com tanta competência e a contentamento geral do povo mineiro ocupa o mais elevado cargo da suprema magistratura do Estado.

No espaço largo, viam-se, além do 3º Batalhão, em forma, enorme massa popular, altas autoridades federais, estaduais e municipais, grande número de senhoras, representantes do clero e do exm. Sr. Bispo Diocesano, da imprensa local, do foro, do comércio, e de diversas classe sociais.

Troca los que foram os cumprimento entre a mais viva alegria, começou a não ver-se o cortejo de milhares de pessoas de todas as classes sociais, seguindo em direção do Palácio Presidencial, onde lhe foi preparada condigna hospedagem.

O povo, com entusiastas vivos, aclamava, incessantemente, o nome do dr. João Pinheiro, e do dr. Carvalho Britto, ao som do hino nacional que executavam. cada uma por sua vez, em diferentes postos, as bandas de música do Corinho, Comercial e de Polícia

Na rua Tiradentes, à porta do Palácio Presidencial, a distinta senhorita Cecilia Mourão, tendo ao seu lado 17 senhoritas, representando cada uma um distrito deste município, proferiu brilhantíssimo discurso, em nome da Diamantina, saudando ao dr. João Pinheiro e ao seu digno auxiliar de governo, dr. Carvalho Britto, que respondeu agradecendo.

foto antiga da sociedade de Diamantina- fonte:Zé da Sé

As ruas adjacentes ao Palácio continuam até alta noite repletas de povo, produzindo belíssimo aspecto a iluminação pública e particular das casas, sobressaindo os globos multicores e o vistoso coreto, de estilo chinês, erguido em frente ao Palácio Presidencial.

Em todos os edifícios públicos e em muitos dos particulares, via-se alçado o pavilhão nacional.

A presença do ilustre Chefe do Estado que, revestido de sua alta dignidade, se dignou vir à nossa terra, para instalar o Congresso das Municipalidades do Norte, honrou sobremodo a Diamantina.

No dia 22, à 1 hora da tarde, realizou-se a instalação do Congresso, comparecendo os srs, o deputado Manoel Fulgêncio, representando o município de Arassuahy; o senador Olympio Mourão, Diamantina e Ferros; dr. João Porphyrio, Salinas e Montes Claros; coronel José Bento Nogueira, Minas Noras; coronel Antonio Moura, Serro; coronel Inácio Murta, Rio Pardo; deputado Pedro Rosa, Itabira de Matto Dentro; senador Pedro Matta. S. Miguel de Guanhães; Sebastião Andrade, S. João Baptista; coronel Júlio Emílio de Moura, Januária; deputado Penna Junior, Conceição do Serro; deputado Nelson de Senna, Peçanha: Gualdim Martins, Theóphilo Ottoni; deputado Edmundo Blum, Tremedal; e deputado João França, Bocaiúva.

A hora marcada, o exm. Sr. dr. O Presidente do Estado, e o Dr. Do Secretário do Interior dirigiu-se ao Palácio Municipal, onde funcionou o Congresso, acompanhados pelo major Cristo, senadores Olímpio Mourão e Pedro Matta, deputado Manoel Fulgêncio, dr. Telles de Menezes e muitas outras pessoas gradas.

O deputado Manoel Fulgêncio, presidente do Congresso, pronunciou um belo discurso, congratulando-se com o Povo diamantinense pela honra insigne da presença do dr. João Pinheiro, que veio assistir aos trabalhos do Congresso e lembrou que foi s. exc. que nos tempos da propaganda republicana, bateu-se pela autonomia dos municípios, por cujo desenvolvimento material e moral se empenha agora em seu governo.

O exm. sr. dr. João Pinheiro respondeu em substancioso discurso.

O edifício municipal, onde se realizou a reunião do Congresso, estava repleto de representantes de todas as classes sociais.

Uma companhia do 3º. batalhão prestou ao Presidente do Estado as continências militares.

Visita do Presidente João Pinheiro em Diamantina- MG -1907 - Imagem da Internet

No dia seguinte, o dr. Presidente do Estado, o dr. Carvalho Britto e sua comitiva foram visitar e percorrer a mineração da Boa Vista», dotada de aperfeiçoados maquinismos, pertencente à companhia francesa e dirigida pelo Visconde de Tourinho.

O exm. sr. dr. João Pinheiro foi quem encontrou o primeiro diamante.

Em seguida, foi servido um almoço, oferecido pelo Visconde de Tourinho que, ao Champagne, brindou ao dr. Presidente do Estado, o Dr. Secretário do Interior e ao Cônsul da América do Norte, também presente.

Falou ainda, em nome dos operários, o sr. Antonio Brant, brindando o dr. João Pinheiro.

Regressando à cidade, s. exc. visitou a fábrica de lapidação da “Palha '', pertencente aos herdeiros do finado coronel Antônio Eulálio, sendo-lhe oferecido, por essa ocasião, um alfinete de ouro com brilhante, pela operária d. Maria da Conceição Moura. A gentil menina Maria de Lourdes Moura ofereceu ao dr. Carvalho.

Britto, em nome do pessoal operário, um belo ramalhete de flores artificiais.

-Num dos salões do Palácio Municipal, realizou-se, à noite, grande banquete de 100 talheres, oferecido pela Câmara em nome das municipalidades do Norte, ao exm. si. dr. João Pinheiro e ao sr. dr. Carvalho Britto.

O salão onde foi servido o banquete, ostentava deslumbrante ornamentação, original e sumptuosa, e estava belamente iluminado, apresentando um aspecto encantador.

Sentaram-se em uma das cabeceiras da mesa, em forma de I, o dr. João Pinheiro e em outra, o dr. Carvalho Britto, sentando-se nos demais lugares os convidados.

Ao champagne, o senador Olímpio Mourão, em nome das Municipalidades do Norte, brindou aos exms. srs. Presidente do Estado e Secretário do Interior, levantando este o brinde de honra ao exm. sr. dr. Presidente da Republica.

Durante o banquete, executou excelentes e escolhidas peças, a banda de música do 3º Batalhão.

No dia 22, o exm. sr. dr. Carvalho Britto instalou o Grupo Escolar, encerrou o Congresso das Municipalidades do Norte e instalou, solenemente, no edifício municipal, o Instituto de Ciências e Letras, a convite do seu ilustrado diretor, dr. Alberto Álvares Fernandes Vieira, que pronunciou brilhante discurso, com entusiasmo de cultura científica, expondo os intuitos da criação do Instituto, nos moldes modernos da educação do ensino secundário.

Compareceram à sessão todo o corpo docente, distintas senhoras e ilustres cavaleiros.

No mesmo dia, foi oferecido ao sr. dr. O Presidente do Estado e ao sr. dr. Secretário do Interior, um lauto almoço, pelo senador Pedro da Matta Machado.

À noite, realizou-se o grande banquete, no Seminário Diocesano, oferecido aos exms. srs. drs. João Pinheiro e Carvalho Britto, pelo monsenhor Augusto Júlio de Almeida, em nome do exm, sr. d. Joaquim Silvério, nosso venerando Bispo diocesano.

Por absoluta falta de espaço, deixamos de publicar o resumo do brilhantíssimo discurso, proferido por monsenhor Augusto Júlio, saudando ao exm. sr. dr. João Pinheiro, em nome de d. Joaquim, atualmente em visita pastoral,

Por intermédio de uma comissão composta dos srs. drs, Edgardo Carlos da Cunha Pereira, Telles de Menezes, Antônio Motta, Alexandre Maia, Salles Mourão, Elisardo Eulálio, David Jardim e Catão Júnior, foi entregue ao dr. João Pinheiro um artístico brinde que lhe oferecia o povo de Diamantina.

O brinde representava um tronco de uma árvore, feito de prata, e enlace de preciosa trepadeira de ouro, nascendo de um grupo natural de cristal de rocha, engatada na base de prata sobre folhas de parreiras que servem de pés.

Encostado ao tronco via-se uma enorme pepita de ouro com dois diamantes brutos engastados, pesando três quilates.

Ao lado, um aluvião e uma âncora de ouro.

Do tronco pendia um cartão de ouro com dois brilhantes nos dois ângulos, com a seguinte inscrição: Ao Presidente do Estado oferece o povo de Diamantina

Essa delicada presente foi feita nesta cidade pelo artista Antônio de Pádua Oliveira, bem assim os dois outros preciosos brindes, oferecidos ao sr. dr. Carvalho Britto e Cônsul Americano, os quais constam de duas taças de coco da Bahia, do mais fino e artístico lavor.

--Pelo nosso ilustre conterrâneo major Anselmo Pereira de Andrade foi organizado, com capricho, uma importante exposição mineralógica e industrial, que foi muito apreciada pelos dr. João Pinheiro, dr Carvalho Britto e todos os visitantes.

Além de muitos outros produtos, vimos expostas diversas grandes partidas de diamantes e brilhantes, na importância de cento e quarenta contos de réis.

Em ouro, vimos para mais de trezentas oitavas, não incluindo as joias expostas na importância de quinze contos de réis.

O exm, sr. dr. João Pinheiro, pela escassez do tempo, precisou restringir as suas visitas e apenas pode visitar os estabelecimentos públicos. Quartel do 3º. Batalhão, Colégio de N. S. Das Dores, Cadeia Pública, Santa Casa de Caridade e Hospital de N. S. da Saúde, sendo que a impressão que colheu na visita desses estabelecimentos, com exceção da cadeia pública, foi excelente, não regateando elogios a suas dignas administrações.

Banda de Música de Diamantina - 3º Batalhão - Imagem da internet

Na manhã de 23. regressaram à Capital, o srs. dr. Carvalho Britto, deputados Affonso Penna Júnior e Nelson de Senna, Joaquim Ramos e Acrísio Diniz.

Às 11 horas, partiu para o Serro o exm. sr. dr. João Pinheiro da Silva, presidente do Estado, acompanhado do; srs. desembargador Edmundo Lins, deputado Pedro Rosa, Paulo Pinheiro, major Vieira Cristo, dr. Francisco Barcellos, diretor do Minas Gerais, e de muitos cavaleiros, sendo também acompanhado até o Milho Verde, por uma comissão desta cidade, composta pelos srs. majores Sebastião Andrade, Alcides Horta e Hilário Sebastião de Figueiredo.

Segundo fomos informados, na 'exposição industrial, deixaram de figurar 75 oitavas de diamantes do coronel Justiniano Fernandes de Azevedo, no valor de noventa contos de réis; bem assim 25 oitavas de diamantes extraídos das minas de Grão Mogol, e 17 quilates de carbonatos, no valor de um conto e quatrocentos mil réis.

Manifestação

- No dia 25, à noite, foi feita uma imponente manifestação popular com marche aux flambeaux ao senador Olímpio Mourão, por haver s. exc., como agente executivo, promoveu a vinda a esta cidade, dos exmos. srs. drs. Presidente do Estado e Secretário do Interior.

S. exc. foi saudado pelo sr. Joaquim Gasparino, que falou em nome do povo. • O senador Mourão respondeu agradecendo, pondo-se em movimento e préstito, que se dissolveu depois de percorrer algumas ruas da cidade.

Pão de Santo Antônio, pág.2-3, nº 1, 4 de Outubro, Diamantina-MG, 1907.




Nenhum comentário: