Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Domingos José de Almeida

 Domingos José de Almeida, diamantinense, era tropeiro e emigrou para o Rio Grande do Sul, aproximadamente com os seus 22 anos de idade. Na terra Gaúcha deseempenhou papel importante em vários acontecimentos.
  Estabelecido em Pelotas com lojas de fazendas, muito se desempenhou para o desenvolvimento na cidade, ao mesmo tempo que agitava com entusiasmo avançadas ideias liberais.
  Tomou parte na Revolução de 1835, conhecida por Guerra dos Farrapos. Foi vice presidente da República de Piratini, Presidente do Conselho várias vezes. Ministro da Fazenda durante a maior parte dos 10 anos que durou a República. Foi Ministro da Justiça e Estrangeiros, diretor da Imprensa republicana, negociador de tratados com os países vziinhos; Fundador da cidade de Uruguaiana e diretor do plano de sua edificação, jornalista, Deputado, charqueador, oleiro, fundador de colônias, correios. Faceleceu em 6 de maio de 1871. Fonte: Jornal Estrela Polar, Diamantinense fundador de Uruguaiana, pág. 1, ano LXXII, nº 9, Diamantina, 1974.
                                  acervo: Zé da Sé. -  Rua Gutemberg. - Diamantina-MG

Nenhum comentário: