Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Simpatias


O que é simpatia?
 Simpatia é uma crença utilizada muito pelos nossos ancestrais e atuais, na qual acreditam através dela obter curas e milagres.

  "A minha vó dizia que a criança que tem bronquite é só procurar três formigas pretas da bunda dourada (formiga onça) e fazer um tipo de um saquinho de pano e coloque no pescoso da criança e só retirar quando a bronquite desaparecer.
    A criança que mija na cama pegue um pedaço de telha de barro virgem e esquenta no fogão de lenha e manda a criança mijar nela e também tem a outra simpatia. É pegar uma pedra redonda do rio e esquentar no fogo manda a criança mijar nela e depois de três vezes volta com a pedra pro mesmo lugar.
     Dizem que antigamente não avia médico nas roça e as crianças tinha peneumunia, os pais cozinhava farinha de mandioca até tirar uma pasta. Com ela ainda morna passa no peito e costa da criança e deixar até o outro dia mas, ela não pode tormar nem uma corrente de vento, pois ela não curava e poderia ficar até torta." Contada por Heluan Angélica do 2ª Eja da E.E. Profª. Gabriela Neves no bairro da Palha.
   Para perder o medo do defunto:
  "Enquanto está enterrando o defunto pega-se três (3) punhados de terra e joga-se sobre o caixão.
     Para dor de cabeça : Picar quatro (4) rodelas de batata e colocar na cabeça sobre um pano seco, e em seguida colocar sobre a testa.
         Para casamento: Pegar uma faca virgem na noite de São João e em seguida enfiar a faca na bananeira. Saltar a fogueira  e gritar três vezes (3) - São João. No outro dia de manhã antes do sol nascer  retirar a faca da bananeira e nela estarão escrito o nome do homem ou da mulher que você irá casar.
       
         Para não pegar mau olhado: Pega-se uma folha de arruda e coloca no bolso para proteger contra o mau olhado.
         Contra Coqueluche: Deitar a criança sobre a cma de uma vaca preta.
         Para ir bem na prova: Pega-se uma folha de bananeira. Pega-se também um lápis e dá dez voltas no apontador, pega-se o livro da matéria da prova, abre ele no meio e coloca-se sobre a cabeça e dá vinte (20) pulos dizendo quero ir bem na prova. Em seguida escrever as perguntas da prova na folha de bananeira, e nod ia seguinte pega-se a folha da bananeira e lê as pergutnas e joga-se um por uma sobre o telhado." Contada por Layane Younne Xavier, 6º ano 1,  E.E. Profª. Ayna Tôrres (Polivalente) Diamantina MG - que entrevistou Maria do Rosário Costa Silva.        

Nenhum comentário: